Aprenda Otimização de Sites com SEO On Page


otimizacao de sites para buscas

A Otimização de Sites para Buscadores

otimização de sitesHoje em dia a otimização de sites é uma das coisas mais importantes para quem quer ter um negócio online de sucesso.

Afinal, site que não aparece nos buscadores perde muito tráfego.

O tráfego é o que leva pessoas para comprar em seu site. Então resumindo, o tráfego é uma das coisas mais importantes para um negócio na internet. E você poderá aumentar o seu acesso praticando a otimização de sites.

Se você não investir em tráfego, você simplesmente estará perdendo vendas para o seu concorrente.

Existem duas formas de você levar tráfego para o seu site.

A primeira é o tráfego pago, onde você investe um determinado valor e patrocina alguns anúncios para aparecer no topo das buscas. A vantagem deste tipo de tráfego é que, com ele você consegue atingir um resultado mais rápido. E a desvantagem é que pode sair muito caro.

A segunda forma de tráfego é o orgânico. Aquele que você tenta atingir os resultados de uma forma mais natural, sem investir tanto dinheiro. É aí que entra o SEO (Search Engine Optimization). O SEO é a otimização de sites para os motores de busca.

Através de algumas técnicas específicas, você consegue otimizar o seu site para os buscadores.

E esse vai ser o principal tema deste post, a otimização de sites para buscadores.

COMEÇANDO OS TRABALHOS DE OTIMIZAÇÃO DE SITES

otimização de sites com seo on page

Para começar os trabalhos de otimização de sites, primeiramente o seu site precisa estar pronto. Ou pelo menos já com alguns parâmetros básicos, como layout, idioma, dentre outras informações básicas do site configurados.

Caso tenha dificuldade em estar configurando isso, peça uma ajudinha para os profissionais da C1 Empreendedor. Com certeza iremos te ajudar.

Agora, se o seu site já estiver pronto, e com alguns posts já publicados, aconselho que já tenha pelo menos 5 artigos relacionados à palavra-chave do seu nicho.

Já nesta etapa, você entrará em um dos passos mais importantes para o alcance e sucesso do seu site.

A otimização de sites para os motores de busca, o SEO.

Neste artigo, basicamente vamos falar sobre a otimização de sites dentro do código da página, também conhecida como SEO On-Page.

O SEO Off-Page, fora do código do site, não será falado neste artigo, devido a complexidade. Então para isso irei lançar outro artigo separado, com essas técnicas.

Mas basicamente o SEO Off-Page é a otimização de sites feita através de link building. Esta técnica consiste na construção de links para seu site ou blog. E é o que te dará a maior vantagem para ranquear na primeira página dos buscadores.

É também a parte mais trabalhosa, mas vale muito a pena.

Agora se você se interessou em aprender as técnicas de SEO Off-Page, você pode aprender passo a passo neste curso.

Basta clicar na imagem abaixo para conhecer.

otimização de sites curso de seo completo

Neste curso você irá entender exatamente como o Google funciona, PageRank, TrustRank, Análise de SEO, SEO On Page e Off Page, Palavras-Chave, Link Building, Sitemap e Muito Mais!

continuando com a Otimização de Sites…

Muito bem, falamos que a otimização de sites Off-Page tem um peso maior do que a On-Page. Porém, se a otimização On-Page não for bem feita, não adiantará muito a Off-Page, então fique bem atento nesses itens.

Vou falar agora os itens que você precisa estar atento ao fazer a otimização de sites utilizando técnicas SEO On-Page.

A Tag TITLE na Otimização de Sites

otimização de sites seo

O Title é uma tag HTML, que aparece no cabeçalho do seu site e é responsável pelo título do mesmo.

Essa tag é um dos fatores principais da otimização de sites On-Page. E a palavra-chave, deve estar incluída nela, em todas as páginas do seu site.

De preferência coloque sua palavra-chave no começo do título ou o mais próximo possível do início do título, que ajuda a dar mais relevância.

Crie o seu título com bastante atenção e coerência, pois será isso que o Google irá mostrar nos resultados de busca. Então você precisa fazer com que o mesmo seja bem atrativo, chame atenção e desperte o interesse do público.

Não pense em apenas jogar a palavra-chave, achando que vai resolver, que não vai. Se não tiver coerência, para o Google não serve.

Deve ser chamativo para que as pessoas queiram clicar em seu site quando estiverem buscando nos mecanismos de busca.

No WordPress, existe um plugin gratuito excelente e que eu recomendo que faça a instalação para lhe ajudar nestas etapas.

Este plugin se chama SEO by Yoast e eu o considero fundamental, pois ele vai lhe ajudar na otimização de sites. Ele avalia o SEO dos artigos e mostra o nível de otimização de cada um, assim como identifica o que precisa arrumar. Este plugin é imprescindível para a otimização de sites.

Como usar as tags H1 – H2 – H3 – H4 – H5 – H6 na otimização de sites?

Vamos falar agora das tags de cabeçalho. É importante usar tags de cabeçalho, que são essas 6 indicadas, para colocar a palavra-chave, em suas páginas.

O Google não vai entender se você só usar a tag H2, por exemplo, eu recomendo que siga uma espécie de hierarquia com as tags, ou seja, não inclua a H3 primeiro no texto, e depois coloque uma H1. Precisa seguir uma ordem, onde a H1 deve vir acima da H2, e assim por diante.

Tente usar as 6 tags nos diferentes artigos do seu site, mas como já foi dito antes, tentando seguir uma ordem e não precisa usar as 6 no mesmo artigo.

Use umas duas ou três por artigo, sempre uma seguida da outra, por exemplo H1 e H2 no primeiro artigo, H3 e H4 no segundo artigo, etc.

Se você não tem conhecimentos em HTML, dê uma pesquisada, na internet existe muitos vídeos e tutoriais em PDF, por exemplo, onde ensina o HTML básico.

Talvez seja interessante aprender um pouco dessa linguagem de programação, que vai lhe ajudar bastante na otimização de sites.

Mas se não quer aprender HTML, não tem problema, pois para inserir essas tags é muito simples. No WordPress basta acionar o modo Texto no editor do artigo, e inserir <h2> Texto com a palavra-chave </h2>. Essa barrinha “/” significa que a tag está sendo fechada no código.

E mais uma vez eu indico que faça o Curso de SEO Completo, você não vai se arrepender, pois as técnicas ajudam muito na otimização de sites. Confira os detalhes do curso clicando na imagem abaixo.

otimização de sites curso de seo completo onpage offpage

Como a META DESCRIÇÃO pode ajudar na Otimização de Sites?

Este não é um fator tão relevante na otimização de sites para os buscadores, porém o Google ainda assim usa essa informação para definir do que se trata o artigo e também mostra nos resultados de busca.

Portanto, crie uma descrição atrativa para cada artigo e tente usar a palavra-chave entre 2 e 3 vezes, desde que tenha coerência e faça sentido no texto.

Com o plugin SEO by Yoast citado acima, você poderá inserir facilmente a meta descrição em cada artigo.

IMAGENS na Otimização de Sites

Recomendo que em cada post tenha, pelo menos, 3 imagens ou mais, no conteúdo.

otimização de sites para motores de busca

Além disso, você pode adicionar um vídeo do Youtube em uma das páginas do site, você pode simplesmente incorporar um vídeo do Youtube, que seja relevante para o seu conteúdo. Se você não sabe como fazer para incorporar um vídeo ao seu site, basta fazer uma pesquisa na internet, que irá achar alguns tutoriais para isso.

Garanta que uma das imagens tenha a tag ALT com a sua palavra-chave e as demais não devem ter a palavra-chave na tag ALT, mas você precisa preencher essa tag em todas as imagens que publicar em seu site, usando uma palavra diferente em cada uma.

Se você usar a mesma palavra chave em várias tags ALTs poderá ter seu site penalizado pelo Google.

Quer aprender mais sobre Otimização de Sites ?

Agora caminhamos para o final deste post e espero que essas informações tenham sido bastante úteis para o seu projeto.

Mas se você quer aprender um pouco mais sobre SEO On Page, eu tenho um BÔNUS para você. Clique agora neste link, ou na imagem abaixo e deixe seu e-mail, que eu irei mandar agora para você.

otimização de sites ebook seo on page

Um e-book com várias outras técnicas de SEO para otimização de sites.

Seguindo os métodos do meu e-book, com certeza o seu site estará cada vez mais próximo do topo do Google.

Mas lembrando que não é só o SEO On-Page que deve ser tratado em um projeto de mini site, site ou blog. Você deve levar bastante em consideração o poder do SEO Off-Page, que é um dos que mais gera resultados em um projeto.

Então para finalizar eu peço para que visite o site do produtor de um dos melhores cursos de SEO e conheça técnicas poderosíssimas de otimização de sites.

Basta clicar neste link —->>> c1empreendedor.com.br/curso-seo-completo.

otimização de sites com seo completo google bing yahoo


Sobre Thiago Souza

Thiago Souza é fundador das empresas: Master Systems Informática, Enfoco Propagandas e C1 Empreendedor. Especialista em Marketing Digital e criação de negócios online. Além disso, é autor de alguns e-books, faz palestras e treinamentos sobre empreendedorismo e marketing digital.