O que é Empreendedorismo Digital?


Empreendedorismo Digital é um dos principais temas deste blog, além do Marketing Digital que iremos falar mais adiante.

Mas o que é empreendedorismo digital?

empreendedorismo digital vendas online
Para entender o que é empreendedorismo digital temos que aprender primeiro o que é empreendedor.

Ser empreendedor é estar com uma visão além do que o senso comum nos permite ter.

O empreendedor quer ir sempre além do seu tempo, quer alcançar metas, romper limites, quebrar barreiras.

Ele não para nunca, desafia a si próprio.

O empreendedor é aquela pessoa que sempre tem uma visão inovadora do mercado. É aquele que lança um produto, agrega valor a outro, investe em um negócio já estruturado ou começa do zero.

E o empreendedor digital não é diferente neste aspecto de visão de mercado. Porém utiliza-se do computador e da internet para lançar seus produtos ou serviços no mercado e vender.

O empreendedor digital é aquele que vê na internet oportunidades para ganhar dinheiro, que seja apenas como renda extra.

Ou até mesmo se tornar uma grande empresa como por exemplo a Netshoes que é uma gigante do e-commerce mundial.

E o empreendedorismo digital é mesmo uma boa alternativa para quem quer empreender?

empreendedorismo digital negocio online

Segundo dados do Ibope de 2009, a Internet tem 62 milhões de usuários no Brasil.

Mais do que a população de vários países como França (61,9 milhões), Reino Unido (61 milhões) e Itália (58,9 milhões).

E segundo a E-marketeer, o Brasil é o sétimo maior mercado mundial de internet, em número de internautas.

Mesmo sendo o sétimo maior mercado mundial, o Brasil é apenas o décimo quinto em publicidade online, que no caso é o Marketing Digital. E esse mercado deve crescer bastante nos próximos anos.

Então com todo este espaço que a internet produz para quem a utiliza, o empreendedor, que como eu já disse, tem visão ampla e futurista, viu nela uma forma de lançar os seus negócios.

Foi-se o tempo que investir no mercado online era trabalhoso, demorava dar resultados, era complicado de vender, administrar e controlar a logística.

Hoje, com várias ferramentas à disposição, com preços baixos ou até mesmo gratuitas, você pode se tornar um empreendedor digital. Começando com um negócio bem simples, que demanda pouco investimento e lucrar muito com isso.

Com todo esse universo online, o empreendedor tem que aproveitar, não pode se limitar atendendo apenas a um grupo de pessoas. Atenda o mundo todo com a internet, crie oportunidades para ganhar mais dinheiro com seus produtos ou serviços.

Os internautas brasileiros passam 3 vezes mais tempo na internet do que na frente da TV. O comércio eletrônico fatura bilhões por ano. E no meio dessa multidão de pessoas conectadas você com certeza irá encontrar quem está procurando pelos seus produtos ou serviços.

Quais as formas de empreendedorismo digital?

Existem diversas formas de empreendedorismo digital, a maior delas sem dúvida é o E-commerce, que significa Comércio Eletrônico ou ainda Loja Virtual.

Para você criar uma loja virtual, não é nenhum bicho de sete cabeças. Existem várias empresas que trabalham no desenvolvimento dessas lojas e temos também plataformas gratuitas. Nelas você mesmo pode montar sua loja sem conhecimentos de programação.

Outra forma é vender pelo Mercado Livre, que é uma das plataformas de vendas mais utilizadas no Brasil. Basta você se cadastrar no site e anunciar os seus produtos. É fácil de administrar e ele só cobra a porcentagem da venda que você realizar, ou seja, se não vender não paga nada.

Você pode se registrar também em um programas de MMN (Marketing Multinível), como por exemplo a Hinode, Boulevard Mond, dentre outras. No caso do MMN, geralmente você vende um produto físico, ganha comissão sobre a venda e também por recrutar pessoas para fazer parte do seu grupo.

Temos ainda os programas de afiliados, que geralmente trabalham com produtos digitais, como cursos, e-books, dentre outros. E você ganha uma comissão por indicar estes produtos. Como exemplo, temos a plataforma Hotmart e o cadastro é gratuito.
Ainda temos a opção de criar aplicativos, que possam ser comercializados ou rentabilizados de alguma forma, neste caso é preciso de um programador experiente para desenvolver o aplicativo.

Concluindo

Enfim, são diversas formas de empreendedorismo digital, e a dica é procurar algo de seu interesse, que você tenha facilidade para dominar. Outra dica é sempre buscar informações a respeito do assunto, do serviço e da plataforma que pretende utilizar.

No mais, faça um planejamento, trace suas metas, busque os resultados e sobretudo seja persistente.

Afinal a maioria dos empreendedores digitais começaram assim, só com uma ideia na cabeça e a vontade de empreender.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão entre em contato, estamos a disposição para ajudá-lo a crescer no mundo digital.


Sobre Thiago Souza

Thiago Souza é fundador das empresas: Master Systems Informática, Enfoco Propagandas e C1 Empreendedor. Especialista em Marketing Digital e criação de negócios online. Além disso, é autor de alguns e-books, faz palestras e treinamentos sobre empreendedorismo e marketing digital.